quinta-feira, 22 de junho de 2017

Segundo o capítulo VII - EXIGÊNCIAS E TAREFAS ATUAIS - da Encíclica "Fides et Ratio" (Fé e Razão) de João Paulo II, 1998.

  1. A renovação de sua metodologia, tendo em vista uma mais eficaz evangelização;
  2. Manter o olhar fixo na Verdade, que lhe foi confiada pela Revelação;
  3. Manter o diálogo sincero e tolerante entre as pessoas, superar as divisões;
  4. Análise atenta dos textos da Sagrada Escritura e da Tradição com o contributo da filosofia. Que o teólogo se interrogue sobre qual seja a verdade profunda do texto dentro dos limites da linguagem, e sobre o fato histórico e sua significação.
  5. Conciliar a verdade universal com os condicionamentos históricos e culturais. Mais importante que interpretar as fontes é compreender a verdade revelada, com a ajuda duma filosofia do ser.
  6. No campo da teologia moral também é necessária a recuperação da filosofia, a noção de bem, a concepção de consciência.
  7. No campo da catequese também é necessária a reflexão filosófica. Na catequese se pretende formar a pessoa, com a comunicação lingüística, apresentar a doutrina da Igreja e sua relação com a vida.
  8. Recuperar a relação entre a filosofia e a tradição cristã para prevenir do perigo de algumas correntes filosóficas, entre elas:
    http://www.cursoscatolicos.com.br/2017/04/curso-teologico-pastoral-completo.html
    • O ecletismo, que toma idéias de distintas filosofias sem se importar com sua coerência.
    • O historicismo, que estabelece uma verdade adequada a um período e uma função histórica, negando a validade perene da verdade.
    • O modernismo, que usa apenas asserções e termos mais recentes, desconsiderando a tradição.
    • O cientificismo, que se recusa admitir formas de conhecimento diferente das ciências positivas. Nega a metafísica e mesmo a ética. Tudo que é tecnicamente possível torna-se moralmente admissível.
    • O pragmatismo, que ao fazer suas opções, exclui o recurso à reflexão e avaliação. Tal ocorre em certas democracias.
    • O niilismo, que rejeita qualquer fundamento e toda verdade objetiva.

    *****
    Curso Teológico Pastoral Completo:
    http://www.cursoscatolicos.com.br/

Categoria: ,

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts
livro Reflexões para o Ano Litúrgico - Papa João Paulo II livros sobre Família e Matrimônio Curso de Iniciação Teológica via internet livro Doutrina Eucarística Curso de Mariologia via internet Martyria Cursos e Editora Curso de Latim via internet livro O Sacramento do Matrimônio - sinal da união entre Cristo e a Igreja Curso de História da Igreja via internet livreto do fiel - Missa romana na forma extraordinária - português/latim Curso via internet - Cultura Mariológica Curso online Catecismo da Igreja Católica em exame Curso de Iniciação Bíblica via internet livro A arte da pregação sagrada Curso via internet - Passos para uma reforma litúrgica local